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ECONOMIA

junho 04, 2010

Primeira 'loja grátis' do Brasil é inaugurada

'Testar antes de comprar', esse é o lema do Clube Amostra Grátis, loja que abre suas portas no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. O Clube Amostra Grátis baseia-se nos conceitos do tryvertising, em que a experimentação proporcionada aos clientes também funciona como propaganda, e de sampling, técnica de marketing em que são oferecidas pequenas amostras para testes.

Por Carlos Lima
12/05/2010 09:39h
Primeira 'loja grátis' do Brasil é inauguradaEntrar em uma loja, escolher o que quiser e sair sem pagar nada parece coisa de sonho. Mas a partir desta terça-feira, 11/5, isso pode virar realidade para quem se associar ao Clube Amostra Grátis, que abre as portas para o público em um espaço na Vila Madalena, em São Paulo. Testar antes de comprar é o lema do clube. O que eles ganham em troca? A sua opinião sobre produtos (sejam lançamentos ou já bastante conhecidos do público), baseada não na mensagem de uma propaganda, mas por meio de uma experiência informal e bem mais isenta de informações que possam influenciar o consumidor - conceito original do chamado tryvertising, que vem ganhando adeptos pelo mundo. A experimentação, claro, também pode funcionar como propaganda boca a boca gratuita e eficaz para as marcas - desde que o produto agrade. O projeto surgiu no ano passado, depois que os sócios Luiz Gaeta e Denis Shimada constataram o sucesso de lojas deste gênero no Japão (SampleLab!), Estados Unidos (SampleU), na China (SamplePlazza) e Espanha (Esloúltimo). “Este modelo de negócio aproxima os clientes dos produtos, e as marcas podem reduzir os gastos com pesquisas tradicionais de mercado”, conta Gaeta. A ideia é abrir mais duas unidades do Amostra Grátis no Brasil até o final de 2010, sendo mais uma em São Paulo e outra ou no Rio de Janeiro ou em Curitiba. A ‘Revista Criativa’ testou o clube no evento de abertura para a imprensa e convidados nesta segunda-feira. Para participar, é preciso primeiro fazer um cadastro no site do Amostra Grátis e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 50 anuais (o equivalente a pouco mais de R$ 4 ao mês). Depois de receber uma confirmação por e-mail, é só ir até o local, retirar seu cartão e escolher os produtos. No local encontram-se marcas dos mais diferentes ramos de atuação, com produtos que vão de garrafas d'água e saches para máquinas às maquiagens de Celso Kamura, sandálias de plástico e bolsas, dispostos em prateleiras que ocupam os dois andares da loja. Ao contrário do que pode parecer, os produtos disponíveis não se tratam de amostras em tamanho reduzido. Os associados podem levar para casa até cinco itens diferentes por mês, sem repeti-los nos meses seguintes. Nós escolhemos uma bolsa feita de material reciclado da Bag Beach, uma caixa com adesivos de parede da Art i9, sabonete líquido de Erva Doce da Trés e sandália de borracha da Goóc. Adoramos a ideia de levar também de graça para casa um BlackBerry novinho da Nextel, mas descobrimos que este é um dos produtos que estão disponíveis na loja em quantidade limitadíssima (cinco por mês). Os aparelhos serão doados para pessoas escolhidas por dois promotores da marca que estarão no local - não custa tentar, não é mesmo? No final, é só responder um questionário referente aos itens que você escolheu para dar um feedback apontando defeitos, qualidades, pontos positivos e outros detalhes dos produtos. Dá para fazer isso na loja mesmo ou de casa, como você preferir. Clube Amostra Grátis Rua Harmonia, 213 - Vila Madalena, São Paulo-SP De segunda a sábado das 10h às 21h Com informações da Revista Criativa / Último Segundo

Economia

O número de empregos criados no Brasil nos primeiros quatro meses de 2010 já se aproxima do total de vagas abertas em todo o ano de 2009. Com isso, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, reiterou a nova estimativa de geração de postos de trabalho para este ano, de 2 milhões para 2,5 milhões.

O número de empregos criados no Brasil nos primeiros quatro meses de 2010 já se aproxima do total de vagas abertas em todo o ano de 2009. Com isso, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, reiterou a nova estimativa de geração de postos de trabalho para este ano, de 2 milhões para 2,5 milhões. Entre janeiro e abril deste ano foram criados 962.327 novos postos de trabalho com carteira assinada no país. No ano passado, o Brasil contou com a geração de 1,1 milhão novas vagas. O resultado dos quatro primeiros meses do ano fez deste quadrimestre o melhor da história do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que existe há 22 anos. Os dados do mês de abril foram divulgados nesta segunda-feira (17) pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com base no Caged. Corte do orçamento Na avaliação do ministro Carlos Lupi, o corte de mais R$ 10 bilhões no Orçamento de 2010, anunciado pela equipe econômica na semana passada, não vai afetar o ritmo da criação de empregos no Brasil. - Não vai haver corte de investimento, apenas de custeio. Temos que parar de ter complexo de inferioridade. A China cresce muito mais que a gente e ninguém está pedindo para a China parar de crescer. O Brasil está no caminho certo de recuperação e ganho de salário real – o principal motivo para o Brasil ter saído da crise. Lupi disse acreditar que o Brasil crescerá entre 7% e 7,5% este ano, e que este crescimento não deve gerar pressão inflacionária. - O Brasil precisa conter aumento de preço. A indústria nacional não pode aumentar preço à toa. A criação de empregos mostra que a indústria está produzindo. Se há produção não vai haver pressão inflacionária.

Brasil criou em 4 meses quase mesmo número de empregos de 2009

Ministro do Trabalho reitera previsão de criação de 2,5 milhões de postos em 2010

Mariana Londres, do R7 em Brasília
 
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