Bem-Vindos a Igreja de Cristo

junho 30, 2010

Costa californiana

Uma das mais incríveis viagens de carro do mundo

Por Eliana Caetano

A Califórnia é o sonho de muita gente. O glamour hollywoodiano, as mansões dos artistas em Beverly Hills, Palm Springs – um verdadeiro oásis no meio do deserto –, e uma infinidade de atrações que mexem com imaginações e desejos. O mundo parece ter uma atração especial por esta parte dos Estados Unidos, que é uma verdadeira Torre de Babel, com pessoas das mais diversas nacionalidades.

O litoral, banhado pelo Oceano Pacífico, com sua água fria e de tons azuis exuberantes que ajudam a formar paisagens extraordinárias, é deslumbrante, encanta, tira o fôlego em alguns momentos, rouba as palavras em outros, e enche os olhos de beleza. A areia grossa é característica das praias, algumas delas eternizadas pelo cinema.

Ao longo da costa californiana é possível ver golfinhos e baleias praticamente o ano todo, além de uma grande variedade de pássaros. Algo imperdível, e que pode ser apreciado numa das mais incríveis viagens de carro do mundo, pela Highway 1 (Rodovia 1), também conhecida como Pacifc Coast Highway (Rodovia da Costa do Pacífico), ou simplesmente PCH.

O trecho mais percorrido da estrada são os cerca de 600 quilômetros entre Los Angeles e São Francisco. A pista é sinuosa e em alguns pontos exige velocidade muito baixa. O Google Maps calcula que a viagem pode ser feita em 8 horas. Porém, o ideal seria reservar uns três dias, para um passeio mais calmo, de ida e volta. Para quem quer seguir sem pernoitar, calcula-se que umas 12 horas, com algumas paradas, sejam suficientes. Mas isso pegando estrada bem cedinho, pois é melhor percorrer a PCH durante o dia. É mais seguro para dirigir e, claro, as belas paisagens não se perdem na escuridão. A viagem vale a pena em qualquer época, mas o ideal é evitar o inverno no hemisfério Norte, pois, além do frio, venta muito.

O primeiro passo é alugar um carro , o que é muito simples na Califórnia. Depois, máquina fotográfica a postos e pé na estrada.

O passeio oferece aos olhos desde elefantes marinhos até baleias e golfinhos

Logo no início do passeio, para quem sai de Los Angeles, é possível apreciar as praias cinematográficas do sul da Califórnia, como Santa Mônica – com seu famoso píer e um pitoresco parque de diversões –, e Malibu – marcada na história pelo seriado de tevê Magnum –, entre muitas outras. O ideal é seguir com calma, apreciando a paisagem. Em pouco tempo chega-se a Santa Bárbara, apelidada de Riviera Americana. Um excelente lugar para uma parada e um café.

Na estrada novamente, siga até chegar a Solvang, onde, em meio ao calor típico da Califórnia, os olhos do viajante vislumbram uma cidadezinha com cara de norte europeu. Fundada por imigrantes dinamarqueses e com bons vinhos para oferecer, Solvang é um bom lugar para se abastecer de queijos e pães. Um pouco mais adiante pela PCH encontramos San Luis Obispo, uma das cidades mais antigas da região e, atualmente, das mais modernas, graças aos universitários que ali vivem. Eles são os criadores do “beco do chiclete”, com as paredes cobertas por goma de mascar, numa obra de arte no mínimo inusitada, que não para de crescer. É um bom momento para o almoço.

Energias recobradas, siga até San Simeon, onde fica o castelo Hearst, que servia de residência para o milionário William Randolph Hearst, que inspirou o filme Cidadão Kane. Ali também começa a parte da PCH conhecida como Big Sur, tida como o trecho litorâneo mais bonito do mundo. São 160 quilômetros de praias desertas, montanhas e mirantes. Embora o banho de mar seja viável em alguns pontos do percurso – desde que com roupas longas de neoprene –, não são recomendáveis, por causa da baixa temperatura da água e das fortes correntezas. Mas antes de seguir viagem pela Big Sur, que tal uma noite de descanso? Durma num hotel da região de San Simeon. É possível encontrar quartos por 42 dólares a noite.

Dia claro, um bom café e um belo percurso pela frente. Ainda em San Simeon, aproveite a manhã para visitar a praia de Piedras Blancas, onde elefantes marinhos, alguns deles gigantescos, são uma atração imperdível. Eles ficam ali, como rochas encravadas na areia, aos montes, para alegria geral, principalmente da criançada. Dali em diante, é curtir a Big Sur, devagar e apreciando cada pedacinho desta rota, com cenários que já são verdadeiras fotografias. Não é preciso buscar o ângulo ideal. Basta clicar que os registros falam por si mesmos. E, com um pouco mais de sorte, é possível ver um rabo de baleia aqui, um salto de golfinho ali.

Depois da Big Sur, vale uma paradinha em Carmel, outro bom lugar para compras e um café. Após, siga sem medo até a São Francisco das famosas ladeiras e bondes, da Lombard Street (tida como a rua mais sinuosa do mundo) e, é claro, de Alcatraz e da Golden Gate. Pernoitar na cidade é fechar esse passeio com chave de ouro. Há bons hotéis e restaurantes, com bons preços e boa comida. São Francisco também tem muitos locais bonitos e interessantes para se conhecer. Mas isso fica para uma próxima viagem.Se for voltar de carro, uma alternativa mais rápida é seguir pela Highway 101 (Rodovia 101), por onde a viagem até Los Angeles dura cerca de seis horas, sem paradas.

Veja galeria de fotos da costa californiana

0 comentários:

 
ICS | by TNB ©2010